lacilog

Sindasp completa 64 anos de atuação em defesa dos despachantes aduaneiros

Entidade representa mais de dois mil profissionais no Estado de São Paulo responsáveis por 90% das importações e exportações

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – Sindasp, entidade que representa mais de dois mil despachantes aduaneiros que atuam em 600 municípios do Estado de São Paulo, completou, no dia 3 de dezembro, 64 anos de atividades.

“Por estar na linha de frente do comércio exterior brasileiro, lidando diariamente com os empresários importadores e exportadores e profissionais dos órgãos anuentes do segmento, os despachantes aduaneiros são verdadeiros formadores de opinião no setor. Atuando em defesa desses profissionais, o Sindasp tem sugerido soluções que beneficiam todos os agentes do setor e, em conseqüência, contribuem para o desenvolvimento da economia nacional”, afirma o presidente do Sindasp, Valdir Santos. A categoria é responsável pelo desembaraço aduaneiro de mais de 90% das importações e exportações no País.

No ano de 2013, o Sindasp obteve importantes conquistas para a classe, transmitindo às autoridades do setor, em todas as esferas, os pleitos e sugestões de melhoria para agilizar a liberação das mercadorias. Entre as principais melhorias, afirma Valdir Santos, está a publicação da Instrução Normativa 1.407/13, referente à parametrização das mercadorias exportadas, que reduzirá a burocracia na liberação de mercadorias, especialmente as que estão classificadas no canal verde, ou seja, que não necessitam de verificação documental e física.

A entidade atuou de forma pró-ativa, como por exemplos, no período de adaptação das novas administrações dos aeroportos do Estado de São Paulo, propondo ações de melhoria, e na implantação do atendimento 24 horas nos portos e aeroportos de todo o País, operações que representaram grandes mudanças ao comércio exterior em 2013.

Também durante o ano, o Sindicato representou a categoria em eventos de grande importância ao setor no País, projetando a imagem do despachante aduaneiro aos empresários de comércio exterior e logística, e também internacionalmente, ao participar da Conferência da

Organização Mundial das Aduanas – OMA, na Bélgica.
Valorização e aprimoramento profissional
Tendo como foco a luta por melhores condições para que seus associados possam exercer as atividades, o Sindicato está à disposição  dos associados na sede, situada no centro de São Paulo, e nos escritórios de apoio, localizados nos Aeroportos Internacionais de Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas. A Entidade também busca a valorização profissional, tendo realizado, ao longo dos anos, um intenso trabalho de conscientização dos empresários importadores e exportadores para o correto recolhimento dos honorários do despachante aduaneiro, fundamentais à manutenção das atividades. Ainda recentemente, expediu a todos os associados um novo “Manifesto aos Exportadores e Importadores”, focalizando os honorários e auditado pela KPMG Consultores Associados Ltda. Por outro lado, mantém o diálogo com os órgãos governamentais para a regulamentação deste procedimento em todas as operações do comércio exterior.

Além da estrutura oferecida nesses locais, a entidade dispõe de um departamento jurídico, para orientar os associados quanto às questões que se referem aos procedimentos de importação e exportação. O Sindicato também promove e apoia eventos, seminários e palestras para a atualização profissional, permitindo acompanhar as constantes mudanças na legislação aduaneira do País.

Fonte: Assessoria de imprensa

Categorized: News